Porque armazenar corretamente os filamentos é tão importante?
Exatamente por essas condições que todos nossos filamentos são embalados a vácuo e acompanhados de dessecante sílica em gel, mantendo a umidade interna mais baixa possível.
Sob o mesmo ponto de vista, é preciso prestar atenção para fixar corretamente a ponta do filamento, pois assim como fones de ouvido formam milhões de nós em nossos bolsos, os filamentos também acabam formando nós quando a ponta fica solta.
1ª Opção de armazenamento:
2ª Opção de armazenamento:
3ª Opção de armazenamento:
Armazenar os filamentos em caixa de isopor ou de plástico comum, desde que bem fechado pela tampa, assim impedindo que a umidade externa entre no espaço. Utilizar também um tipo de dessecante. Com essas opções é possível inclusive utilizar os filamentos sem mesmo abrir a caixa, há diversos projetos no Thingiverse para baixar.
Em contrapartida, não recomendamos utilizar sacos do tipo Ziplock para armazenar filamentos pois são frágeis, causando furos com pouco tempo de uso, além de não ser tão organizado como caixas que conseguem armazenar até dezenas de carreteis.
Por fim, em todas os tipos de armazenamento, recomendamos manter um higroscópio para medir sempre como está o nível de umidade. Utilizamos os modelo da fabricante Minipa em nossos testes, mas há diversos no mercado e recomendamos pesquisar o modelo que melhor lhe atenda.
Removedores de umidade
Em todas as formas de armazenamento, deve estar sempre acompanhado um dispositivo removedor de umidade, o dessecante. Existem três principais tipos no mercado.
- Cloreto de cálcio: Fácil de achar em mercados com o título de antimofo, são os mais baratos e possuem uso único. Além disso, há opções a granel em lojas de material de limpeza para repor nos potinhos.
- Sílica em gel: Estão presentes em todos os nossos carretéis, podem ser achados em lojas de material de limpeza e recuperados após saturação. Não recomendamos as sílicas coloridas com indicador de saturação pois além de serem mais caras e com menor capacidade de reutilização, instalar um hidroscópio no espaço é muito mais confiável para checar o nível de umidade.
- Elétricos: Há diversas fabricantes de desumidificadores de ambiente elétricos que cumprem com o prometido, recomendamos pesquisar o modelo que mais te atende e checar sempre seu consumo de energia.