Quais são as ferramentas necessárias para impressão 3D

De forma a ter a melhor experiência no mundo da impressão 3D e não fica na mão diversas vezes, é extremamente necessário ter algumas ferramentas para facilitar o dia a dia, inclusive melhorando a manutenção do equipamentos e qualidade das impressões.

Ferramentas essenciais para impressão 3D

A seguir vamos listar todas ferramentas e itens que costumamos utilizar e recomendamos ter bem perto de suas impressoras.

1. Paquímetro:

A ferramenta ideal para todos que possuem impressoras e modelam suas peças. Há diversos modelos no mercado e recomendamos pesquisar bastante pois existem de diferentes qualidades e preços além dos tipos digitais e analógicos.

2. Fixadores de mesa:

A etapa mais importante da impressão é sempre a primeira camada e para isso é sempre bom ter algumas soluções para ajudar na hora de aderir o filamento na mesa.

O Spray de Cabelo é uma solução bastante utilizada para aumentar a adesão da primeira camada. É recomendável remover a mesa de impressão para aplicar o spray, de forma a não contaminar outras partes da impressora.

Outra solução bastante conhecida e fácil de achar são colar bastões, funcionam bem para PLA e ABS. Além disso cola líquida a base de PVA podem ser uma solução para aumentar a adesão de PETg.

3. Lubrificante de silicone líquido:

Importante para manter os eixos deslizarem como deve acontecer, impedindo que os motores de passo exerçam forças extras e desnecessárias.

Álcool Isopropílico

4. Álcool Isopropílico:

O suprimento ideal para limpeza completa da impressora e sobretudo na eletrônica. É bom utiliza-lo na mesa entre impressões para manter a aderência da primeira camada.

Cuidado!!! Não armazene próximo da sua impressora ou de eletrônicos por ser um produto altamente inflamável. Além disso utilize com a impressora desligada, sempre.

Alicate de corte de precisão

5. Alicate de corte preciso:

Ideal para cortes de filamento e acabamento em impressões

Jogo de Chave Allen

6. Jogo de Chaves Allen

Alicate de ponta fina

7. Alicate de Ponta fina

Estilete de precisão

8. Estilete de precisão:

Para acabamentos e cortes precisos como por exemplo ao trocar o tubo PTFE.

Espátula para impressão 3D

9. Espátula:

Utilidade para remover as impressões em mesas fixas de vidro.

Chave de sextavada

10. Chave sextavada:

Esta chave com tamanhos de 7mm e 8mm vai ajudar na troca de bicos, ainda existem modelos no mercado que possuem torque, melhorando a folga e aperto na hora da troca.

Rebarbador

11. Rebarbador:

Essa ferramenta é muito útil para impressões que precisam de acabamento uniforme para retirar aquelas arestas afiadas.

Escova de cobre

12. Escova de cobre:

Utilizada para limpar o nozzle e as engrenagens com restos de filamentos

Deixe uma resposta

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda???